A Airfluencers preza pelo bem estar de seus cliente e funcionários!

Por conta do novo Coronavirus, a empresa toda fará home office de 16/03 a 20/03. Mas não é por isso que deixaremos de atendê-los da mesma forma de sempre!

Pedimos somente que, caso tenha alguma dúvida ou problema, nos contate pelo chat da plataforma (balãozinho rosa à direita da janela), site, e-mail, ou via direct de nossas redes.

Por Victoria Golfetti

Em 02 de September de 2021

Conheça o Movimento Body-Positve!

 

O movimento body-positive refere-se à afirmação de que todas as pessoas merecem se sentir bem em seus corpos, independentemente de como a sociedade e a cultura popular veem a forma, o tamanho e a aparência ideais.

 

Alguns dos objetivos do movimento de body positive incluem:

 

  • – Desafiar como a sociedade vê o corpo
  • – Aceitar todos os corpos
  • – Ajudar as pessoas a construírem confiança e aceitação de seus próprios corpos
  • – Quebrar com padrões corporais irreais

 

 

 

O body-positive não é apenas desafiar a forma como a sociedade vê as pessoas com base em seu tamanho e forma física, mas também visa ajudar as pessoas a entenderem como a mídia popular contribui para a relação que as pessoas têm com seus corpos, incluindo como se sentem no que concerne a alimentação, exercícios, roupas, saúde, identidade e autocuidado. Ao compreender melhor o efeito que essas influências têm, a esperança é que as pessoas possam desenvolver um relacionamento mais saudável e realista com seus corpos.

 

A história do movimento Body-positive:

 

O movimento Body-positive tem suas raízes no movimento de aceitação da gordura corporal que se popularizou no final dos anos 1960. A aceitação de pessoas gordas se concentra em acabar com a cultura da vergonha da gordura e discriminação contra as pessoas com base em seu tamanho ou peso corporal. A “National Association to Advance Fat Acceptance” foi fundada em 1969 e continua a trabalhar para mudar a forma como as pessoas falam sobre peso.

 

 

O termo “body-positive” surgiu em 1996, quando um psicoterapeuta e um indivíduo que havia passado por tratamento para um transtorno alimentar fundaram o site thebodypositive.org. O site oferece recursos e materiais educacionais projetados para ajudar as pessoas a se sentirem bem com seus corpos, tirando o foco da perda de peso por meio de dietas não saudáveis ​​e exercícios físicos exagerados.

 

O movimento body-positive em sua forma atual começou a surgir por volta de 2012, inicialmente com foco em desafiar padrões irreais de beleza feminina. Conforme o movimento cresceu em popularidade, o foco original na aceitação do peso começou a mudar em direção a uma mensagem de que “todos os corpos são bonitos”.

 

Embora o movimento tenha se tornado cada vez mais popular, as pessoas continuam confusas sobre o que exatamente ele defende. Parte da razão pela qual o body-positive é tão mal compreendido é devido ao fato de que existem tantas definições diferentes para o que o movimento significa.

 

 Dependendo de quem você pergunta, body-positive pode significar:

  • – Valorizar seu corpo apesar das falhas
  • – Sentir-se confiante em relação ao seu corpo
  • – Amar-se
  • – Aceitar a forma e o tamanho do seu corpo

 

 

Positividade corporal também significa desfrutar do corpo que você tem e não se culpar pelas mudanças que acontecem naturalmente devido ao envelhecimento, gravidez ou escolhas de estilo de vida.

 

O Instagram desempenhou um papel fundamental no surgimento do movimento body-positive. Nos últimos anos, várias revistas e empresas incorporaram esforços para serem mais body-positive em suas publicações e propagandas. Algumas revistas pararam de utilizar o Photoshop em modelos, enquanto empresas como a Dove desenvolveram campanhas de marketing incorporando mensagens de amor ao próprio corpo.

 

Razões para a existência do movimento body-positive:

 

Um dos principais objetivos deste movimento é abordar algumas das maneiras pelas quais a imagem corporal influencia a saúde mental e o bem-estar. Ter uma imagem saudável do próprio corpo desempenha um papel importante na maneira como as pessoas se sentem a respeito de sua aparência e até mesmo em como julgam seu valor próprio. Pesquisas sugerem que ter uma imagem corporal negativa está associada a um risco aumentado de alguns problemas mentais, incluindo depressão e distúrbios alimentares.

 

Outros estudos apontam que mesmo uma breve exposição a mensagens da mídia retratando um “físico ideal” estava associada a maiores preocupações com a imagem corporal e sintomas de transtorno alimentar.

 

 

A imagem corporal se refere à percepção subjetiva que uma pessoa tem de seu próprio corpo – que pode ser diferente de como seu corpo realmente é. Sentimentos, pensamentos e comportamentos relacionados à imagem corporal podem ter um grande impacto na saúde mental e no modo como as pessoas tratam a si próprias.

 

A formação da imagem corporal começa cedo na vida. Infelizmente, mesmo as crianças pequenas podem sofrer de insatisfação corporal. Um relatório publicado pela Common Sense Media descobriu que mais de 50% das meninas e quase 33% dos meninos entre 6 e 8 anos de idade achavam que seu peso corporal ideal era menor do que seu peso atual. Os resultados também revelaram que 25% das crianças experimentaram algum tipo de transtorno alimentar aos sete anos.

 

Os problemas que podem surgir como resultado de uma imagem corporal deficiente incluem:

 

  • – Depressão: as mulheres experimentam taxas muito mais altas de depressão do que os homens, e alguns pesquisadores acreditam que a insatisfação com o corpo pode desempenhar um papel importante na explicação dessa diferença de gênero nas taxas de depressão.
  • – Baixa autoestima: a pesquisa descobriu que a insatisfação corporal está associada à baixa autoestima em adolescentes, independentemente de sexo, idade, peso, raça, etnia e status socioeconômico.
  • – Transtornos alimentares: a pesquisa também indica que a insatisfação com o corpo está ligada a distúrbios alimentares, especialmente entre meninas adolescentes.

 

Além disso, a pesquisa também aponta que a exposição a representações do “ideal de magreza” está associada a sintomas comportamentais e emocionais relacionados a distúrbios alimentares. Não é apenas a exposição a essas imagens que representam um perigo; é o desenvolvimento de crenças de que a beleza, o sucesso e a estima são determinados pela magreza. Estudos também descobriram que, quando as pessoas internalizam essas ideias, são mais propensas a sentir insatisfação corporal e se envolver em dietas desnecessárias.

 

 

Portanto, o movimento body-positive se esforça para resolver esses problemas, ajudando as pessoas a reconhecerem as influências que contribuem para uma imagem corporal distorcida. A esperança é que as pessoas sejam capazes de ajustar suas expectativas corporais e se sentirem mais positivas e receptivas a seus próprios corpos. Essa aceitação pode, então, ajudar a combater o impacto que a imagem corporal deficiente tem sobre a saúde física e mental de muitos!

 

Influenciadoras do movimento body-positive:

 

Selecionamos 3 digital influencers que tratam da questão do movimento body positive para você ter como inspiração! Vamos conhecê-las?

 

Raissa Galvão (@rayneon)

 

 

Vamos dar uma olhadinha no Card da Rai, gerado pela nossa plataforma? Se liga:

 

 

Olha só como o Score da Rai é alto! 999 de Score é um número excelente, e mostra que ela tem um público superengajado!

 

 

 

 

Vemos também, ao analisarmos o gráfico abaixo, que o Score da Rai se manteve invariável nos últimos 90 dias, o que mostra que seu engajamento é realmente muito bom.

 

Agora, dá só uma olhada quantos temas a Rai trata em seu perfil! Vemos que ela é muito eclética. Mas os principais temas tratados por ele em seu perfil são: Audiovisual, Ativismo e Diversidade, e Moda

 

 

Em Ativismo e Diversidade, a Rai fala bastante sobre body-positive: cerca de 20% do seu conteúdo é voltado a esse assunto!

 

Irina Cordeiro (@irinacordeiro)

 

 

Olha só o card da Irina, gerado pela plataforma Airfluencers:

 

 

Olha só o AirScore da Irina: 820! É um ótimo Score, mostra que ela tem um público bastante engajado. Lembrando que, aqui na Airfluencers, nós consideramos os scores acima de 500 como bons!

 

Vemos também, ao analisarmos o gráfico abaixo, que o Score da Irina tem crescido um pouquinho a cada dia, o que mostra que seu público tem estado cada vez mais presentes com a digital influencer!

 

Por fim, vamos dar uma olhada nos principais temas tratados por ela em seu perfil:

 

 

Vemos que ela fala, na maior parte do seu tempo, de Gastronomia! O que tem tudo a ver com o movimento body-positive! Afinal, estimular uma boa alimentação é essencial para quebrar o padrão de dietas maléficas! Isso nos mostra que uns temas podem se relacionar com outros, como é a questão Gastronomia e Body-Positive!

 

Wellen Rocha (@wellenrocha.oficial)

Se liga só no card da Wellen, gerado pela plataforma Aifluencers:

 

 

A Wellen tem um bom Score: 660, que mostra que ela consegue engajar muito bem sua base! Olha só o gráfico de alterações do score da influenciadora:

 

 

Vimos que seu Score sofreu uma pequena queda nos últimos 90 dias, mas isso é completamente normal! Principalmente em um perfil grande como o dela, que conta com mais de 480 mil seguidores!

 

Agora vamos ver os principais temas que a Wellen trata em seu instagram:

 

 

Olha só: Ativismo e diversidade encabeçam a lista dos temas mais falados! A Wellen fala bastante sobre feminismo (50%) e body-positive (10%)! Além disso, também fala bastante sobre Moda e Vida Fitness, o que tem tudo a ver com o movimento body-positive que prega uma vida saudável, sem neuras, e amar o seu próprio corpo para se vestir do jeito que quiser! Arrasou, Wellen!

 

Viu só o quanto de informação valiosa sobre o perfil de influenciadores a nossa plataforma pode oferecer a você? Clique AQUI e conheça todos os nossos planos!

 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o movimento body-positive e sobre as influenciadoras digitais que trazem relevância deste tema para os seus perfis?

 

Que tal, então, você pegar carona no movimento body-positive e trazer relevância para a sua marca com um tema super atual como esse?

 

Encontre esses e outros perfis semelhantes na plataforma Airfluencers! Clique AQUI!