A Airfluencers preza pelo bem estar de seus cliente e funcionários!

Por conta do novo Coronavirus, a empresa toda fará home office de 16/03 a 20/03. Mas não é por isso que deixaremos de atendê-los da mesma forma de sempre!

Pedimos somente que, caso tenha alguma dúvida ou problema, nos contate pelo chat da plataforma (balãozinho rosa à direita da janela), site, e-mail, ou via direct de nossas redes.

Por Victoria Golfetti

Em 28 de January de 2021

Você já parou pra pensar que não somente é possível mas, também, desejável que as empresas e influenciadores digitais façam parcerias que vão além da divulgação de produtos direcionada a um público-alvo específico?

Nesta postagem, falaremos sobre como a elaboração, pelas empresas, de novos produtos para o mercado pode ser extremamente beneficiada pela participação de influenciadores digitais no processo de ideação de mercadorias.

NPD (NEW PRODUCT DEVELOPMENT):

NPD é a sigla inglesa para o que, em português, chamamos de “Desenvolvimento de Novos Produtos”. O desenvolvimento de produtos inéditos deve ser uma preocupação das marcas, porque cria novas oportunidades comerciais em um mercado lotado de itens muito parecidos entre si.

Em Marketing de Influência, já é sabido que o papel dos influenciadores é super importante na divulgação de produtos recém-criados. Mas vimos te contar que os influencers podem ser úteis também em outros estágios do NPD, como na etapa de IDEAÇÃO DE PRODUTOS.

TRENDSETTERS & NPD:

Os digital influencers são considerados, pelos seus seguidores, como TRENDSETTERS.

Trendsetter é alguém que aponta tendências ou, até mesmo, cria novas tendências. São pessoas que estão um passo à frente da massificação daquilo que virá a ser moda e, por isso, servem como referência do que o mercado vai querer consumir em breve. Os trendsetters são, principalmente, os influencers ligados à moda, lifestyle, beleza, etc.

Deste modo, os influenciadores, pelo fato de conhecerem muito bem seus públicos, podem ser extremamente úteis na elaboração de novos produtos, pois oferecem às empresas perspectivas sobre o mercado e o desejo dos consumidores que ainda não tenham sido percebidas pela organização.

Além disso, quando os trendsetters divulgam uma mercadoria que eles mesmos ajudaram a desenvolver, despertam nos consumidores, que, muitas vezes, são também seus fãs, um senso de exclusividade e proximidade, gerando neles uma vontade ainda maior de adquirirem a novidade.

Apresentemos, pois, quatro exemplos bastante representativos deste tipo de parceria: dois nacionais e dois internacionais.

 

Collab A$AP ROCKY & GUESS:

 

Em 2016, a grife GUESS lançou, em parceria com o rapper e fashionista A$AP Rocky, uma coleção unissex nomeada “90’s Throwback GUE$$”, que conta com peças favoritas do artista em pegada vintage.

Imagens: divulgação

Com influência dos anos 90, a parceria traz clássicos da marca como jaquetas jeans e camisetas listradas com o icônico logo da GUESS. Seu triângulo também ganhou nova versão, trazendo o ponto de interrogação junto com a palavra GUE$$, com as duas letras S em formato de cifrão, fazendo menção ao nome artístico do rapper.

Marca de roupas da Jade Picon:

 

Imagem: Divulgação

Em 2019, Jade Picon, famosa blogueira que, à época, tinha apenas 18 anos e quase 9 milhões de seguidores (hoje já passa de 11 milhões), anunciou o lançamento de sua marca de roupas: Jade², que conta com opções de vestidos, calças, camisetas, moletons e tops. Atualmente, o perfil do instagram da marca Jade² (@jadejade) já passa dos 400k seguidores!

Coleção de maquiagem Kat Von D x Sephora:

 

Kat Von D ficou famosa mundialmente pelos programas de tatuagem “Miami ink” e “L.A Ink”. Com um estilo único, Kat é um fenômeno excepcional no mundo da beleza.

Imagens: Divulgação

Em 2008, a tatuadora lançou uma coleção de maquiagens intitulada Kat Von D Beauty (@kvdveganbeauty) em parceria com a Sephora, uma linha que esgotou rapidamente e fez a parceria ser renovada. A marca destaca-se por ser vagana e, atualmente, conta com 5.5 milhões de seguidores no Instagram, que formam uma das comunidades de beleza mais criativas do mundo.

Marca de maquiagem da Mari Maria:

 

A beauty influencer Mari Maria começou na internet como youtuber de maquiagem e foi crescendo. Atualmente, tem em torno de 16 milhões de seguidores no Instagram e quase 10 milhões de inscritos no Youtube.

Imagens: Divulgação

Em 2019, Mari lançou sua própria marca de maquiagem, Mari Maria Makeup (@marimariamakeup), que é um sucesso: o instagram da marca conta com mais de 2 milhões de seguidores, e os produtos estão presentes na grande maioria das perfumarias destribuídas por todo o Brasil!

O que podemos tirar de tudo isso?:

Primeiro, cabe destacar que o Marketing de Influência é, principalmente, sobre construção de relacionamentos com benefícios mútuos.

As marcas podem fazer parcerias com influenciadores que possuem seguidores fiéis que confiam em suas opiniões e recomendações. Isso resulta naquilo que chamamos no inglês de “Win-Win resolution”; uma interação da qual todos os participantes podem se beneficiar de alguma forma. Nessas parcerias, as marcas obtém exposição e os influenciadores fornecem conteúdo que sabem que seus públicos irão gostar.

Como vimos, essas colabs podem ser muito bem sucedidas, como é o caso impressionante da Kat Von D Beauty, que se tornou uma marca de milhões de dólares.

Portanto, trabalhar dessa forma, numa parceria entre empresa e influenciador, beneficia tanto um quanto o outro!

A Airfluencers oferece o AirLab, serviço focado em marketing de influência que age de forma customizada para clientes que desejam fazer ações eficazes com influenciadores! Visite https://airfluencers.com/airlab para saber mais!