Você já parou pra pensar que não somente é possível mas, também, desejável que as empresas e influenciadores digitais façam parcerias que vão além da divulgação de produtos direcionada a um público-alvo específico?
Nesta postagem, falaremos sobre como a elaboração, pelas empresas, de novos produtos para o mercado pode ser extremamente beneficiada pela participação de influenciadores digitais no processo de ideação de mercadorias.
NPD (NEW PRODUCT DEVELOPMENT):
NPD é a sigla inglesa para o que, em português, chamamos de “Desenvolvimento de Novos Produtos”. O desenvolvimento de produtos inéditos deve ser uma preocupação das marcas, porque cria novas oportunidades comerciais em um mercado lotado de itens muito parecidos entre si.
Em Marketing de Influência, já é sabido que o papel dos influenciadores é super importante na divulgação de produtos recém-criados. Mas vimos te contar que os influencers podem ser úteis também em outros estágios do NPD, como na etapa de IDEAÇÃO DE PRODUTOS.
TRENDSETTERS & NPD:
Os digital influencers são considerados, pelos seus seguidores, como TRENDSETTERS.
Trendsetter é alguém que aponta tendências ou, até mesmo, cria novas tendências. São pessoas que estão um passo à frente da massificação daquilo que virá a ser moda e, por isso, servem como referência do que o mercado vai querer consumir em breve. Os trendsetters são, principalmente, os influencers ligados à moda, lifestyle, beleza, etc.
Deste modo, os influenciadores, pelo fato de conhecerem muito bem seus públicos, podem ser extremamente úteis na elaboração de novos produtos, pois oferecem às empresas perspectivas sobre o mercado e o desejo dos consumidores que ainda não tenham sido percebidas pela organização.
Além disso, quando os trendsetters divulgam uma mercadoria que eles mesmos ajudaram a desenvolver, despertam nos consumidores, que, muitas vezes, são também seus fãs, um senso de exclusividade e proximidade, gerando neles uma vontade ainda maior de adquirirem a novidade.
Apresentemos, pois, quatro exemplos bastante representativos deste tipo de parceria: dois nacionais e dois internacionais.
Collab A$AP ROCKY & GUESS:

Em 2016, a grife GUESS lançou, em parceria com o rapper e fashionista A$AP Rocky, uma coleção unissex nomeada “90’s Throwback GUE$$”, que conta com peças favoritas do artista em pegada vintage.

Imagens: divulgação
Com influência dos anos 90, a parceria traz clássicos da marca como jaquetas jeans e camisetas listradas com o icônico logo da GUESS. Seu triângulo também ganhou nova versão, trazendo o ponto de interrogação junto com a palavra GUE$$, com as duas letras S em formato de cifrão, fazendo menção ao nome artístico do rapper.
Marca de roupas da Jade Picon:

Imagem: Divulgação
Em 2019, Jade Picon, famosa blogueira que, à época, tinha apenas 18 anos e quase 9 milhões de seguidores (hoje já passa de 11 milhões), anunciou o lançamento de sua marca de roupas: Jade², que conta com opções de vestidos, calças, camisetas, moletons e tops. Atualmente, o perfil do instagram da marca Jade² (@jadejade) já passa dos 400k seguidores!
Coleção de maquiagem Kat Von D x Sephora:

Kat Von D ficou famosa mundialmente pelos programas de tatuagem “Miami ink” e “L.A Ink”. Com um estilo único, Kat é um fenômeno excepcional no mundo da beleza.

Imagens: Divulgação
Em 2008, a tatuadora lançou uma coleção de maquiagens intitulada Kat Von D Beauty (@kvdveganbeauty) em parceria com a Sephora, uma linha que esgotou rapidamente e fez a parceria ser renovada. A marca destaca-se por ser vagana e, atualmente, conta com 5.5 milhões de seguidores no Instagram, que formam uma das comunidades de beleza mais criativas do mundo.
Marca de maquiagem da Mari Maria:

A beauty influencer Mari Maria começou na internet como youtuber de maquiagem e foi crescendo. Atualmente, tem em torno de 16 milhões de seguidores no Instagram e quase 10 milhões de inscritos no Youtube.

Imagens: Divulgação
Em 2019, Mari lançou sua própria marca de maquiagem, Mari Maria Makeup (@marimariamakeup), que é um sucesso: o instagram da marca conta com mais de 2 milhões de seguidores, e os produtos estão presentes na grande maioria das perfumarias destribuídas por todo o Brasil!
O que podemos tirar de tudo isso?:
Primeiro, cabe destacar que o Marketing de Influência é, principalmente, sobre construção de relacionamentos com benefícios mútuos.
As marcas podem fazer parcerias com influenciadores que possuem seguidores fiéis que confiam em suas opiniões e recomendações. Isso resulta naquilo que chamamos no inglês de “Win-Win resolution”; uma interação da qual todos os participantes podem se beneficiar de alguma forma. Nessas parcerias, as marcas obtém exposição e os influenciadores fornecem conteúdo que sabem que seus públicos irão gostar.
Como vimos, essas colabs podem ser muito bem sucedidas, como é o caso impressionante da Kat Von D Beauty, que se tornou uma marca de milhões de dólares.
Portanto, trabalhar dessa forma, numa parceria entre empresa e influenciador, beneficia tanto um quanto o outro!
A Airfluencers oferece o AirLab, serviço focado em marketing de influência que age de forma customizada para clientes que desejam fazer ações eficazes com influenciadores! Visite https://airfluencers.com/airlab para saber mais!