A Airfluencers preza pelo bem estar de seus cliente e funcionários!

Por conta do novo Coronavirus, a empresa toda fará home office de 16/03 a 20/03. Mas não é por isso que deixaremos de atendê-los da mesma forma de sempre!

Pedimos somente que, caso tenha alguma dúvida ou problema, nos contate pelo chat da plataforma (balãozinho rosa à direita da janela), site, e-mail, ou via direct de nossas redes.

Por Victoria Golfetti

Em 29 de June de 2021

O mercado de marketing de influência não pára de crescer. O número de marcas que usam este modelo de propaganda aumentou no último ano, com mais de 75% dos profissionais de marketing usando influenciadores.

O nível de engajamento é, normalmente, a métrica considerada como mais importante para a escolha do influenciador certo para as campanhas de influência. Mas o que significa isso exatamente?

O nível de engajamento de um influenciador é bastante usado como referência de sucesso no Instagram, pois pode determinar se o creator está verdadeiramente se conectando com seu público. Aqui, na Airfluencers, utilizamos o AirScore, métrica própria desenvolvida pelos nossos especialistas para medir o nível de engajamento dos influenciadores que integram nossa base. 

O engajamento é tão importante pois os posts com muitos likes, comentários, salvamentos e compartilhamentos geralmente têm uma chance maior de aparecer organicamente no feed do Instagram.

Essa análise é também fundamental pois o quanto um digital influencer cobra por uma postagem patrocinada depende da média de curtidas que ele costuma atingir, bem como o número de seguidores que ele possui. Essa é a razão pela qual a fraude no mundo do Marketing de Influência acabou se tornando algo, infelizmente, recorrente: blogueiros inescrupulosos começaram a comprar curtidas e comentários em massa para ganhar mais dinheiro com as marcas.

A fraude praticada por influenciadores tem se tornado tão comum que os orçamentos de marketing estão sendo afetados por ela em todo o mundo. 63% dos especialistas em marketing têm experiência pessoal em fraudes de marketing de influência em suas campanhas anteriores.

 

Mas, afinal, o que é, exatamente, “fraude de influenciador”?

 

O crescimento orgânico do Instagram é um processo longo e árduo. Nem todos os digital influencers estão dispostos a investir seu tempo e dinheiro nesse movimento. Além disso, existem inúmeros aplicativos e sites que automatizam o aumento do número de seguidores, curtidas e comentários em qualquer quantidade e de forma bastante barata.

A fraude começa quando esses influenciadores impacientes se conectam com marcas para anunciar seus produtos e serviços. Normalmente, uma marca concorda em pagar uma taxa com base no número de seguidores que o influenciador tem e acaba desperdiçando seu tempo e dinheiro.

A fraude praticada por influenciadores é, lamentavelmente, uma parte real da mídia social. Inúmeros influenciadores usam práticas fraudulentas para fazer sua influência parecer mais disseminada do que realmente é. Quer os fraudadores comprem seguidores, façam uso de conteúdo falso ou roubado, ou até mesmo de bots, que são aplicativos que crescem de modo inorgânico os perfis, evitar esses tipos de parceiros é um problema que muitas empresas e marcas enfrentam.

Mas, então, como identificar uma conta do Instagram que faça uso desses métodos fraudulentos? O que você deve procurar ao pesquisar contas do Instagram para garantir que está trabalhando com um influenciador autêntico? Confira nossas dicas para identificar falsificações e garantir que você trabalhe com influenciadores reais!!

 

Métodos que os falsos influenciadores usam

 

Para distinguir os influenciadores falsos dos autênticos, é importante examinar mais de perto os métodos que eles usam para ganhar seguidores e engajamento fakes.

 

 

  • Compra de seguidores

 

Se um influenciador tem muitos seguidores, isso pode significar que ele ou ela é, de fato, muito popular no Instagram. Mas observar mais de perto os seguidores e o tipo de engajamento que esse perfil possui pode te ajudar a determinar a autenticidade deste influenciador.

Frequentemente, pessoas compram seguidores para aumentar seus números. Existem sites que utilizam bots por meio dos quais qualquer um pode comprar um certo número de base por um preço definido. Isso aumenta a quantidade de seguidores do influenciador, mas esses seguidores não são autênticos e não se envolvem de verdade com o seu conteúdo.

 

 

  • Roubar ou comprar conteúdo

 

Outro método que os digital influencers fraudulentos usam envolve o roubo de conteúdo ou fotos de outras pessoas. Alguns influenciadores irão roubar conteúdo diretamente e, em seguida, publicá-lo como seu, sem atribuir créditos ao autor da postagem original.

Além disso, existem sites onde fotos podem ser compradas. Frequentemente, os falsos influencers compram fotos de pratos de comida, lugares e outras imagens “instagramáveis”, e depois as publicam em suas próprias contas.

 

 

  • Taxa de engajamento

 

Normalmente, os fake influencers têm um grande número de seguidores, mas suas taxas de engajamento são baixas. Isso geralmente ocorre porque comprar seguidores é barato, mas comprar engajamento é muito mais caro!

Você pode identificar facilmente uma proporção desequilibrada de “seguidor-para-engajamento” comparando o número de comentários e likes de um perfil com o número de seguidores do mesmo. 

Outra coisa importante a se observar é a qualidade dos comentários. Por exemplo, os comentários feitos por BOTS são, na sua maioria, inespecíficos e geralmente declarações vagas ou gerais, como, por exemplo “bela foto” ou “isso é incrível”.

Comentários de usuários reais normalmente são específicos ao conteúdo postado. Por isso, pergunte-se: os comentários nas postagens do influenciador parecem spam? Eles parecem sem sentido? Se sim, provavelmente são comentários de bots ou seguidores falsos.

 

Detalhes da conta que podem apontar para um fake influencer:

 

Vários detalhes distintos nas contas do Instagram podem ajudar a indicar se um influenciador tem uma conta autêntica com seguidores legítimos ou uma conta falsa com seguidores comprados ou conteúdo roubado. Aqui estão algumas maneiras de ter uma ideia melhor sobre a legitimidade de um influenciador específico:

 

 

  • Selo de verificação

 

Este é um dos sinais que você pode procurar. Os emblemas verificam a autenticidade de celebridades, figuras públicas e empresas. Eles podem ajudá-lo com macroinfluenciadores e celebridades maiores, mas podem não ser benéficos para microinfluenciadores ou outros.

 

 

  • Vida útil do perfil

 

O tempo de existência de uma conta é um grande indicador da autenticidade de um influenciador. A conta do influenciador deve ter conteúdo consistente e de qualidade que tenha sido postado por um período de tempo razoável na plataforma.

 

 

  • Histórico de Crescimento

 

Embora haja algumas exceções a essa regra, influenciadores autênticos têm aumento gradual de influência, seguidores e engajamento. Se um influenciador do Instagram teve um salto repentino e significativo no número de seguidores – seja recente ou em algum momento no passado – é possível que ele tenha comprado seus seguidores. Isso significa que eles não são autênticos, compraram sua influência e provavelmente são seguidos principalmente por bots. O sucesso viral e da noite por dia acontece, mas são casos mais específicos e raros.

 

 

  • Qualidade de Conteúdo

 

Observe a qualidade do conteúdo de um influenciador ou o número de postagens que ele possui. Tem pouquíssimas fotos e postagens, mas, ainda assim, milhares de seguidores no Instagram? A probabilidade de um influenciador ter milhares de seguidores com poucas postagens e conteúdo não envolvente é pequena, então, se for esse o caso, os seguidores provavelmente são comprados.

 

 

  • Campanhas Anteriores

 

Depois de observar se seu influenciador tem seguidores reais, olhe para campanhas, parcerias anteriores e postagens que ele já fez com outras marcas. Verifique de que modo o influenciador promoveu produtos anteriores. Explore também como os seguidores reagiram a essas postagens e fotos, quem as patrocinou e como eles contribuíram para o sucesso da marca patrocinadora.

 

Digital influencers: Reais ou Fake?

 

Você conhece o ditado: se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Isso certamente tem um lugar na esfera de influenciadores do Instagram. Portanto, verifique a autenticidade, faça a devida diligência e saiba com quem está trabalhando antes de fazer parceria para que um influenciador represente sua empresa ou marca.

Escolher seus influenciadores com sabedoria é importante para sua presença na mídia social e suas táticas de marketing digital. Mantenha-se atualizado a respeito de perfis promissores e pratique um olhar crítico e atento para diferenciar influenciadores falsos dos autênticos.

Queremos que nossas dicas ajudem você a evitar fraudes e não perder dinheiro nas suas campanhas de Marketing de Influência! Mas se você quer ficar realmente despreocupado, precisa conhecer nosso serviço de LAB!

O AirLab da Airfluencers  é um serviço focado em marketing de influência que age de forma customizada para clientes que desejam fazer ações eficazes com influenciadores. Nossa operação vai da curadoria dos influencers ao relatório de desempenho para garantir os resultados esperados!

Clique aqui para saber mais!