A Airfluencers preza pelo bem estar de seus cliente e funcionários!

Por conta do novo Coronavirus, a empresa toda fará home office de 16/03 a 20/03. Mas não é por isso que deixaremos de atendê-los da mesma forma de sempre!

Pedimos somente que, caso tenha alguma dúvida ou problema, nos contate pelo chat da plataforma (balãozinho rosa à direita da janela), site, e-mail, ou via direct de nossas redes.

Por Victoria Golfetti

Em 15 de July de 2021

Uma das maiores dúvidas de agências e marcas é como traçar KPIs para a mensuração de campanhas de marketing de influência e, assim, conseguir compreender melhor os resultados das ações com influenciadores digitais.

Com o número crescente de influenciadores populares em plataformas como Facebook, Instagram, blogs e outros canais sociais, os profissionais de marketing digital que desejam uma estratégia abrangente e bem-sucedida para expandir um negócio não podem ignorar esta importante ferramenta: os KPI’s, sigla em inglês que significa Key Performance Indicator, o que, em português, seria “Indicador Chave de Desempenho”.

O uso dos KPIs se faz necessário porque a quantidade de informações disponíveis e de dados para a análise é muito grande. Estabelecer os KPIs corretos permite que você se concentre apenas naquilo que é relevante para a ação em questão, aumentando a produtividade e a assertividade da análise.

 

 

Existem muitos KPIs que servem a um propósito para diferentes elementos de sua estratégia, mas quando se trata de marketing de influência, os cinco essenciais para se concentrar são: (i) taxas de conversão, (ii) alcance e awareness, (iii) tráfego de referência, (iv) crescimento do público e (v) engajamento. Esses KPIs irão ajudá-lo a monitorar seu progresso, medir o sucesso em atingir seus objetivos e a permanecer no caminho certo com sua campanha de marketing de influência! A seguir, falaremos mais detalhadamente sobre cada um deles:

 

  • Taxas de conversão:

 

  • O marketing de influência tem vários objetivos, incluindo aumentar o alcance da sua marca para um público mais abrangente, impulsionar o engajamento e aumentar o tráfego para seu site. Mas, como acontece com todo tipo de marketing, o objetivo principal é sempre impulsionar o crescimento e as vendas, e é aí que o KPI de taxa de conversão é útil.

  • Uma maneira fácil de rastrear as conversões geradas por campanhas envolvendo influenciadores é rastrear as vendas antes, durante e depois da campanha, e comparar todas as mudanças que aconteceram neste meio tempo. Para uma abordagem mais sofisticada, você pode configurar links de afiliados, parâmetros UTM, códigos promocionais, páginas de destino e rastreamento de links para a campanha e, dessa forma, é possível rastrear as origens de tráfego de clientes que foram convertidos durante a campanha.

  • No entanto, importa lembrar que as conversões nem sempre têm a ver com vendas, e há outras taxas de conversão que também podem ser monitoradas. Sempre que um cliente em potencial conclui uma ação desejada, isso conta como uma conversão. Isso pode incluir coisas como inscrever-se em um boletim informativo, baixar um e-book, clicar em um link ou qualquer outra coisa que você deseja que seus clientes em potencial façam.
  • Quando se trata de marketing de influência e KPIs, outras taxas de conversão que você pode querer rastrear incluem quantas curtidas do Facebook/Instagram você gera, quantos novos seguidores você ganha, quantas pessoas se inscrevem para receber e-mails e outras conversões não relacionadas a vendas.

 

  • Alcance e reconhecimento:


  • Embora seja importante acompanhar o KPI de conversão em campanhas envolvendo influenciadores, isso não é a única coisa que importa; a quantidade de tráfego que a campanha direciona para o seu site também vale a pena ser monitorada. A razão para isso é que o tráfego de referência dará a você uma boa ideia do alcance da campanha, e pode dizer muito sobre o sucesso geral da mesma. É crucial observar que as conversões nem sempre contam toda a história, porque se seu site não estiver devidamente otimizado para conversões, é possível que a campanha ainda tenha sido bem-sucedida, mesmo que você não tenha notado um aumento nas vendas. É aí que o monitoramento do tráfego de referência pode ajudar, porque dirá quantas pessoas realmente visitaram seu site graças à campanha.

  • A boa notícia é que você pode usar as mesmas ferramentas para monitorar o tráfego orientado por campanha que usou para conversões, incluindo códigos promocionais, parâmetros UTM e assim por diante. Além disso, você também pode analisar as métricas fornecidas pelo Google Analytics e compará-las às métricas pré-campanha para avaliar o sucesso. As ferramentas que devem ser observadas incluem:
  • -Fontes de referência
  • -Novos visitantes 
  • -Total de Visualizações da Página
  • -Tempo gasto na página por cada usuário

 


 

  • Alcance e Awareness:


  • Um dos principais benefícios de utilizar influenciadores nas suas campanhas é que eles têm acesso imediato a um enorme público que pode aumentar a visibilidade de sua marca, o que é um primeiro passo importante quando você deseja aumentar o brand awareness e construir novos relacionamentos. Para determinar o sucesso desta meta, é necessário rastrear quantas pessoas foram alcançadas com a campanha, quantos novos clientes em potencial tomaram conhecimento da marca e quão bem a campanha reforçou a marca com clientes em potencial pré-existentes.

 

Uma boa maneira de medir o alcance e o awareness é rastrear os dados de impressão em suas várias postagens, como postagens de blog, postagens nas redes sociais, vídeos e outros conteúdos criados especificamente para a campanha. Essas informações estão disponíveis por meio do analytics das redes sociais, por meio do site pessoal de seu influenciador (como blog), e por meio do próprio Google Analytics.

 

  • Crescimento do público:


  • O crescimento do público é semelhante ao alcance e awareness, mas há uma diferença crucial: só porque alguém foi impactado pela campanha não significa que essa pessoa vai aderir à sua marca.

  • Por exemplo, digamos que você está navegando no feed de notícias do Facebook, clica em uma nova postagem do blog de um influenciador de gastronomia que você segue e, em seguida, clica, dentro do blog deste creator, em um link que o direciona para o site de um novo restaurante da sua cidade. De acordo com os KPIs de alcance e tráfego, isso teria sido um sucesso. Mas digamos que você verificou o menu do restaurante enquanto estava no local e percebeu que eles não tinham nenhum prato que atendesse às suas restrições alimentares. Após essa constatação, você sai do site e nunca mais pensa no restaurante.
  • De acordo com o KPI de crescimento de público, a campanha não foi bem-sucedida. Mas, agora, vamos imaginar o contrário: que ao navegar no site do restaurante, você percebeu que tudo em seu menu atende às necessidades da sua dieta, então você decide segui-los no Facebook para obter atualizações sobre promoções, novos itens do menu e assim por diante. Novamente, é aqui que o KPI de crescimento de público é tão importante, porque fornece uma imagem mais completa do sucesso de uma campanha. Lembre-se de que você não está apenas tentando alcançar o maior número possível de pessoas: você também está tentando convertê-las em clientes leais.

  • De modo a rastrear o crescimento do seu público, você pode usar o analytics das redes sociais da sua marca para monitorar seus seguidores e ver quantos novos você ganha durante uma campanha, e comparar o crescimento aos números pré-campanha. Você pode fazer a mesma coisa com sua lista de e-mail e comparar o número de clientes em potencial que se inscreveram durante a campanha em comparação aos dados anteriores.

 

 

 

  • Engajamento:


  • O engajamento é um KPI importante porque fornece uma visão mais aprofundada de como sua campanha foi recebida. Novamente, o tráfego e o alcance dirão quantas pessoas foram impactadas, mas o crescimento do público e o engajamento dirão o quão bem essas pessoas foram impactadas. O nível de engajamento da campanha é um indicador crucial, pois indica como sua marca está sendo recebida, quão forte é seu relacionamento com seu público, quão relevante você é e quão leais seus clientes serão. O engajamento pode ser uma de várias ações diferentes realizadas por seu público-alvo, incluindo:

 

    • -Curtidas
    • -Comentários
    • -Compartilhamentos
    • -Reações
    • -Cliques
    • -Visualizações de vídeos
    • -Menções da marca

 

É possível medir o engajamento dividindo o número de engajamento pelo número de impressões, ou dividindo o número de engajamento pelo seu número de seguidores. Além disso, você pode calcular o custo por engajamento (CPE) dividindo seu gasto total com anúncios pelo número de engajamentos, e isso lhe dará uma ideia melhor de seu ROI e requisitos de orçamento para campanhas futuras!

 

Considerações Finais:

 

O marketing de influência está se tornando cada vez mais importante na era digital, e isso não é uma surpresa, afinal, as pessoas sempre confiaram na propaganda boca a boca, e o marketing de influência é simplesmente uma versão mais sofisticada disso, que aproveita a atração e a popularidade de certas pessoas para ajudar as marcas a divulgarem seus produtos e serviços. 

Mas não basta apenas contratar um influenciador para fazer essa divulgação. Mais que isso, é importante medir o sucesso de suas campanhas que utilizam o modelo de marketing de influência com precisão, e KPIs como conversões, tráfego, alcance, engajamento e crescimento de público podem te ajudar a realizar essa tarefa.

Ao se concentrar nos cinco KPIs que te indicamos aqui, você terá uma ideia abrangente de como sua campanha foi bem-sucedida em atingir os objetivos propostos, os quais podem incluir: direcionar o tráfego, aumentar as vendas, alcançar novos dados demográficos, engajar clientes em potencial e aumentar o conhecimento da marca.

 

Você adorou essas dicas, mas achou elas complexas demais? Continua achando que marketing de influência é o máximo, porém julga que não tem braço o suficiente para operacionalizá-lo?

 

Queremos e podemos te ajudar!

O LAB da Airfluencers é um serviço focado em marketing de influência que age de forma customizada para cada cliente que deseja fazer ações eficazes com influenciadores com o máximo de customização e excelência em todos os processos.

Nossa operação vai da curadoria ao relatório de desempenho para garantir os resultados esperados:

  • -Atendimento exclusivo, customizado para sua estratégia;
  • -Time de especialistas em curadoria e pesquisa: seleção minuciosa de influenciadores com foco em atingir os objetivos de briefing;
  • -Negociação com influenciadores: orçamento com influenciadores e negociação para adequação de valores;
  • -Monitoramento real time: todo conteúdo produzido pelos influenciadores é monitorado no período da campanha;
  • -Planejamento estratégico de campanhas: transmissão de briefing e orientações (pré e pós campanha);
  • -Assessoria Jurídica: contrato e carta acordo com cada um dos contratados;
  • -Relatório de desempenho: análise quantitativa e qualitativa, CPI, classificação de comentários, social listening e muito mais!

 

Está esperando o que? Converse com a nossa equipe de consultores e entenda mais como podemos fazer a campanha de sonhos para você. Clique AQUI!